Ficar Bem na Fotografia. A Visita Régia ao Funchal (1901)
Resumo
Em junho de 1901, os monarcas portugueses – D. Carlos I e D. Amélia de Orleães – deslocaram-se ao arquipélago da Madeira, naquela que seria a única visita régia oficial a esta região. Para a ocasião, os preparativos foram muitos: as ruas enfeitaram-se com flores, as janelas e as varandas iluminaram-se, o palácio de S. Lourenço sofreu alterações, prepararam-se receções em terra e no mar…
A visita foi bem documentada por fotógrafos, profissionais e amadores, madeirenses, nacionais e estrangeiros que se deslocaram à Madeira. A aceitação da fotografia por parte dos reis, apreciadores e praticantes, facilitou na obtenção de uma boa coleção de imagens que fazem parte do espólio do Arquivo e Biblioteca da Madeira (ABM).
É nossa proposta analisar a visita régia tendo como fontes a imprensa e a fotografia, uma inovação na época e usada como documento histórico desde meados do século XX. As imagens analisadas fazem parte de uma coleção composta por inúmeras fotografias de autorias várias e que documentam diferentes momentos da visita.
Palavras-chave
Visita Régia; Funchal; Fotografia; Bilhete Postal.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Arquivo Histórico da Madeira, Nova Série
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.