Submissões

Acesso ou Registar-se para submeter um artigo.

Instruções para Autores

Normas Editoriais
Editorial Guidelines

Arquivo Histórico da Madeira, Nova Série, é uma publicação científica, com periodicidade anual, que privilegia as temáticas globais da História, da Memória e do Património – material e imaterial – do Arquipélago da Madeira. Convidam-se os investigadores interessados a submeterem contributos originais, apresentando um título e um resumo de artigo, por intermédio de envio de mensagem eletrónica para o Conselho Editorial (endereço: ahm.drabm.sretc@madeira.gov.pt).

Os contributos devem seguir as características formais que se seguem.

Características Formais dos Artigos

– Formato preferencial: .rtf (também pode ser usado .docx); aplicação informática: Microsoft Word;
– Formato da página: A4, com margens laterais de 3 cm e superior e inferior de 2,5 cm;
– Tipo e tamanho de letra no corpo do texto: Arial, 12;
– Tipo e tamanho de letra nas notas de rodapé: Arial, 10;
– Espaçamento: entrelinhas, 1,5; entre caracteres, normal;
– Notas: em rodapé, e justificadas; todas as fontes – primárias e secundárias – devem ser identificadas e citadas em nota de rodapé;
– Extensão do artigo: salvo casos pontuais, máximo de 50 páginas (nos moldes do que é exposto sobre o formato da página e o espaçamento);
– Título do artigo: palavras em caixa alta, com excepção de pronomes e artigos; e também em inglês (se a língua original for o inglês, o resumo deverá ser traduzido para português);
– Resumos: salvo casos pontuais, máximo de 2500 caracteres, incluindo espaços; na língua original e em inglês (abstract) (se a língua original for o inglês, o resumo deverá ser traduzido para português); virão logo no início do texto, antes da introdução, após o título e o autor;
– Palavras-chave: salvo casos pontuais, máximo de 10; devem ser traduzidas para inglês (keywords) (se a língua original for o inglês, devem ser traduzidas para português); virão após o resumo e o abstract;
– Texto de apresentação do(s) autor(es): máximo de 500 caracteres, incluindo espaços, contendo o contacto e a filiação institucional, assim como a referência ao percurso científico/académico/profissional e às principais áreas de interesse e investigação; inserido em nota de rodapé, no princípio do artigo;
– Citações textuais: entre aspas em ângulo: « »; ao omitir-se parte da transcrição da citação usar-se-á [...]; no corpo de texto, se a citação ultrapassar quatro linhas, deverá estar representada em letra de corpo menor (10) e recolhida para 2 cm de parágrafo; qualquer adição de palavras por parte do autor para compreensão do texto será encerrada entre [ ].

Citações Bibliográficas

– Na citação de um título bibliográfico – em nota de rodapé –, os autores farão recurso dos seguintes elementos apenas: o apelido do autor em maiúsculas; a seguir, o ano de edição; depois, o título da monografia ou artigo (abreviado, se demasiado longo); por fim, a(s) página(s). (De certo modo, este método constitui a adaptação do sistema Autor-Data, com a adição do título e das páginas ou fólios.) Vejam-se, sem mais considerações e para melhor elucidação, estes exemplos:
MENEZES, 1914, Flora do Archipelago da Madeira […], p. 192;
VERÍSSIMO, 2004, «Toponímia: património a preservar», pp. 49-59.
Notas: torna-se assim desnecessária, como fica patente, a utilização de expressões como IdemIbidemOb. cit., etc.; quando existirem mais de dois signatários, referencie-se apenas o apelido do primeiro e acrescente-se et al.
– O que fica exposto implica que o artigo terá de apresentar uma lista bibliográfica final, para completa identificação dos títulos.

Modelos de Citações
– Apresentamos, de seguida, as matrizes ou modelos de citação – acompanhados de exemplos e anotações –, que se aplicarão nas listas finais de fontes primárias e secundárias (nos casos de monografias, publicações coletivas e periódicas, dissertações académicas, documentos online, iconografia e cartografia), e nessas mesmas listas e nas notas em rodapé (nos casos, sobretudo, de fontes documentais). Note-se que nem todos os elementos dos modelos poderão ser aplicáveis.

Monografia
Autor [APELIDO, Nome(s) Próprio(s)], Data, Título da Obra, n.º da edição, trad., n.º de vols., Local de Edição, Editora.
Exs.: MENEZES, Carlos Azevedo, 1914, Flora do Archipelago da Madeira (Phane-Pagamicas e Cryptogamicas vasculares), Funchal, Junta Agrícola da Madeira; MATOS, P.e Silvério Aníbal de, 2008, Trajecto histórico da freguesia de São Jorge, 2.ª ed., São Jorge, Associação Cultural dos Amigos de São Jorge.
Nota: quando a autoria não for expressa, pode usar-se S.A., ou seja, sem autor, opção que poderá também se aplicar aos modelos seguintes.

Publicação Colectiva
Autor [APELIDO, Nome(s) Próprio(s)], Data, «Título do Artigo ou do Capítulo ou do Verbete», in AAVV [ou APELIDO, Nome(s) Próprio(s) (ed./coord.)], Título da Obra Coletiva, trad., n.º de vols., Local de Edição, Editora, pp. xx-yy.
Ex.: FERREIRA, Jo-Anne S., 1991, «The Portuguese of Trinidad», in BESSON, Gérard A. & BRERETON, Bridget (ed.), The Book of Trinidad, Port of Spain, Paria Publishing Company Limited, pp. 263-269.

Publicação Periódica
Autor [APELIDO, Nome(s) Próprio(s)], Data, «Título do Artigo», in Título da Publicação Periódica, série z, n.º y, vol./tomo x, Local de Edição, Editora, pp. xx-yy.
Exs.: VERÍSSIMO, Nelson, 2004, Toponímia: património a preservar», in ILHARQ – Revista de Arqueologia e Património Cultural do Arquipélago da Madeira, n.º 4, pp. 49-59; BRAGA, Isabel M. R. Mendes Drumond, 2001, «Bigamia e Insularidade. O Caso da Madeira na Época Moderna», in Islenha, n.º 28, pp. 69-75.

Dissertação e Prova Académica
Autor [APELIDO, Nome(s) Próprio(s)], Data, Título da Dissertação, Tipo de Dissertação ou Prova Académica, Local, Estabelecimento de Ensino ou Editora.
Ex.: GRACIAS, Susana Berta Marques Fernandes, 1998, Pescadores e Tabernas: Manifestações de Sociabilidade em Câmara de Lobos – Madeira, Dissertação de Mestrado em Estudos Portugueses: Culturas Regionais Portuguesas, Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Fonte Documental
Nome da Instituição Detentora [ou do Acervo], Fundo Documental, Título da Espécie Documental, Data(s), liv. / mç. / doc. avulso n.º x.
Ex.: Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira, Câmara Municipal do Funchal, Correspondência do Senado, 1732-1764, liv. 201.

Documento Online
Autor [APELIDO, Nome(s) Próprio(s) / Instituição], Data, Título, disponível em Endereço Web, consultado em Data [Ano-Mês-Dia].
Ex.: GRAÇA, Luís, 2000, Saúde e Terror no Antigo Regime, disponível em http://www.ensp.unl.pt/luis.graca/textos33.html, consultado em 2011-09-28.

Documento Iconográfico
Autor [APELIDO, Nome(s) Próprio(s)], Data, Título, Local, Local de Edição, Editora, Especificação do Suporte, Propriedade ou Entidade Detentora, Cota.
Ex.: CASTRO, Adelino Lyon de, 1945-1953, Sem título, fotografia a preto e branco, MNAC-Museu do Chiado, inv. 3147.
Nota: este modelo deve ser usado na referenciação da fonte dos documentos iconográficos que forem inseridos, e não somente citados, no artigo.

Documento Cartográfico
Autor [APELIDO, Nome(s) Próprio(s)], Data, Título, Local de Edição, Editora, Especificação do Suporte, Escala Gráfica, Propriedade ou Entidade Detentora, Cota.
Ex.: MORAIS, V., 1961, Arquipélago dos Açores. Costa Sul da Ilha Graciosa: Folga, Lisboa, Ministério da Marinha, 1 mapa, escala de 1:5000, Instituto de Investigação Científica Tropical.
Nota: se um documento cartográfico for inserido, e não só citado, no artigo, para além dos elementos acima devem e podem ajuntar-se uma legenda mais alargada e a orientação (rosa dos ventos).

Iconografia / Ilustrações

– Imagens (documentos iconográficos, cartográficos e outros, que devem ser cedidos em formato .jpg e com uma resolução de 300 dpis, no mínimo), tabelas gráficos a serem incluídos nos artigos devem vir à parte, em ficheiros distintos. Os locais onde serão inseridos devem ser convenientemente sinalizados;
– Estes elementos serão numerados e virão acompanhados de título (obrigatoriamente), legenda e fonte (se aplicáveis) (veja-se acima Modelos de Citação).

Política de Privacidade

Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.