Submissions

Login or Register to make a submission.

Author Guidelines

Normas Editoriais
Editorial Guidelines

Arquivo Histórico da Madeira, Nova Série, é uma publicação científica, com periodicidade anual, que privilegia as temáticas globais da História, da Memória e do Património – material e imaterial – do Arquipélago da Madeira. Convidam-se os investigadores interessados a submeterem contributos originais, apresentando um título e um resumo de artigo, por intermédio de envio de mensagem eletrónica para o Conselho Editorial (endereço: ahm.drabl@madeira.gov.pt).

Os contributos devem seguir as características formais que se seguem.

Características Formais dos Artigos

– Formato preferencial: .rtf (também pode ser usado .docx); aplicação informática: Microsoft Word;
– Formato da página: A4, com margens laterais de 3 cm e superior e inferior de 2,5 cm;
– Tipo e tamanho de letra no corpo do texto: Arial, 12;
– Tipo e tamanho de letra nas notas de rodapé: Arial, 10;
– Espaçamento: entrelinhas, 1,5; entre caracteres, normal;
– Notas: em rodapé, e justificadas; todas as fontes – primárias e secundárias – devem ser identificadas e citadas em nota de rodapé;
– Extensão do artigo: salvo casos pontuais, máximo de 50 páginas (nos moldes do que é exposto sobre o formato da página e o espaçamento);
– Título do artigo: palavras em caixa alta, com excepção de pronomes e artigos; e também em inglês (se a língua original for o inglês, o resumo deverá ser traduzido para português);
– Resumos: salvo casos pontuais, máximo de 2500 caracteres, incluindo espaços; na língua original e em inglês (abstract) (se a língua original for o inglês, o resumo deverá ser traduzido para português); virão logo no início do texto, antes da introdução, após o título e o autor;
– Palavras-chave: salvo casos pontuais, máximo de 10; devem ser traduzidas para inglês (keywords) (se a língua original for o inglês, devem ser traduzidas para português); virão após o resumo e o abstract;
– Texto de apresentação do(s) autor(es): máximo de 500 caracteres, incluindo espaços, contendo o contacto e a filiação institucional, assim como a referência ao percurso científico/académico/profissional e às principais áreas de interesse e investigação; inserido em nota de rodapé, no princípio do artigo;
– Citações textuais: entre aspas em ângulo: « »; ao omitir-se parte da transcrição da citação usar-se-á [...]; no corpo de texto, se a citação ultrapassar quatro linhas, deverá estar representada em letra de corpo menor (10) e recolhida para 2 cm de parágrafo; qualquer adição de palavras por parte do autor para compreensão do texto será encerrada entre [ ].

Citações Bibliográficas

– Na citação de um título bibliográfico – em nota de rodapé –, os autores farão recurso dos seguintes elementos apenas: o apelido do autor em maiúsculas; a seguir, o ano de edição; depois, o título da monografia ou artigo (abreviado, se demasiado longo); por fim, a(s) página(s). (De certo modo, este método constitui a adaptação do sistema Autor-Data, com a adição do título e das páginas ou fólios.) Vejam-se, sem mais considerações e para melhor elucidação, estes exemplos:
MENEZES, 1914, Flora do Archipelago da Madeira […], p. 192;
VERÍSSIMO, 2004, «Toponímia: património a preservar», pp. 49-59.
Notas: torna-se assim desnecessária, como fica patente, a utilização de expressões como IdemIbidemOb. cit., etc.; quando existirem mais de dois signatários, referencie-se apenas o apelido do primeiro e acrescente-se et al.
– O que fica exposto implica que o artigo terá de apresentar uma lista bibliográfica final, para completa identificação dos títulos.

Modelos de Citações
– Apresentamos, de seguida, as matrizes ou modelos de citação – acompanhados de exemplos e anotações –, que se aplicarão nas listas finais de fontes primárias e secundárias (nos casos de monografias, publicações coletivas e periódicas, dissertações académicas, documentos online, iconografia e cartografia), e nessas mesmas listas e nas notas em rodapé (nos casos, sobretudo, de fontes documentais). Note-se que nem todos os elementos dos modelos poderão ser aplicáveis.

Monografia
Autor [APELIDO, Nome(s) Próprio(s)], Data, Título da Obra, n.º da edição, trad., n.º de vols., Local de Edição, Editora.
Exs.: MENEZES, Carlos Azevedo, 1914, Flora do Archipelago da Madeira (Phane-Pagamicas e Cryptogamicas vasculares), Funchal, Junta Agrícola da Madeira; MATOS, P.e Silvério Aníbal de, 2008, Trajecto histórico da freguesia de São Jorge, 2.ª ed., São Jorge, Associação Cultural dos Amigos de São Jorge.
Nota: quando a autoria não for expressa, pode usar-se S.A., ou seja, sem autor, opção que poderá também se aplicar aos modelos seguintes.

Publicação Colectiva
Autor [APELIDO, Nome(s) Próprio(s)], Data, «Título do Artigo ou do Capítulo ou do Verbete», in AAVV [ou APELIDO, Nome(s) Próprio(s) (ed./coord.)], Título da Obra Coletiva, trad., n.º de vols., Local de Edição, Editora, pp. xx-yy.
Ex.: FERREIRA, Jo-Anne S., 1991, «The Portuguese of Trinidad», in BESSON, Gérard A. & BRERETON, Bridget (ed.), The Book of Trinidad, Port of Spain, Paria Publishing Company Limited, pp. 263-269.

Publicação Periódica
Autor [APELIDO, Nome(s) Próprio(s)], Data, «Título do Artigo», in Título da Publicação Periódica, série z, n.º y, vol./tomo x, Local de Edição, Editora, pp. xx-yy.
Exs.: VERÍSSIMO, Nelson, 2004, Toponímia: património a preservar», in ILHARQ – Revista de Arqueologia e Património Cultural do Arquipélago da Madeira, n.º 4, pp. 49-59; BRAGA, Isabel M. R. Mendes Drumond, 2001, «Bigamia e Insularidade. O Caso da Madeira na Época Moderna», in Islenha, n.º 28, pp. 69-75.

Dissertação e Prova Académica
Autor [APELIDO, Nome(s) Próprio(s)], Data, Título da Dissertação, Tipo de Dissertação ou Prova Académica, Local, Estabelecimento de Ensino ou Editora.
Ex.: GRACIAS, Susana Berta Marques Fernandes, 1998, Pescadores e Tabernas: Manifestações de Sociabilidade em Câmara de Lobos – Madeira, Dissertação de Mestrado em Estudos Portugueses: Culturas Regionais Portuguesas, Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Fonte Documental
Nome da Instituição Detentora [ou do Acervo], Fundo Documental, Título da Espécie Documental, Data(s), liv. / mç. / doc. avulso n.º x.
Ex.: Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira, Câmara Municipal do Funchal, Correspondência do Senado, 1732-1764, liv. 201.

Documento Online
Autor [APELIDO, Nome(s) Próprio(s) / Instituição], Data, Título, disponível em Endereço Web, consultado em Data [Ano-Mês-Dia].
Ex.: GRAÇA, Luís, 2000, Saúde e Terror no Antigo Regime, disponível em http://www.ensp.unl.pt/luis.graca/textos33.html, consultado em 2011-09-28.

Documento Iconográfico
Autor [APELIDO, Nome(s) Próprio(s)], Data, Título, Local, Local de Edição, Editora, Especificação do Suporte, Propriedade ou Entidade Detentora, Cota.
Ex.: CASTRO, Adelino Lyon de, 1945-1953, Sem título, fotografia a preto e branco, MNAC-Museu do Chiado, inv. 3147.
Nota: este modelo deve ser usado na referenciação da fonte dos documentos iconográficos que forem inseridos, e não somente citados, no artigo.

Documento Cartográfico
Autor [APELIDO, Nome(s) Próprio(s)], Data, Título, Local de Edição, Editora, Especificação do Suporte, Escala Gráfica, Propriedade ou Entidade Detentora, Cota.
Ex.: MORAIS, V., 1961, Arquipélago dos Açores. Costa Sul da Ilha Graciosa: Folga, Lisboa, Ministério da Marinha, 1 mapa, escala de 1:5000, Instituto de Investigação Científica Tropical.
Nota: se um documento cartográfico for inserido, e não só citado, no artigo, para além dos elementos acima devem e podem ajuntar-se uma legenda mais alargada e a orientação (rosa dos ventos).

Iconografia / Ilustrações

– Imagens (documentos iconográficos, cartográficos e outros, que devem ser cedidos em formato .jpg e com uma resolução de 300 dpis, no mínimo), tabelas gráficos a serem incluídos nos artigos devem vir à parte, em ficheiros distintos. Os locais onde serão inseridos devem ser convenientemente sinalizados;
– Estes elementos serão numerados e virão acompanhados de título (obrigatoriamente), legenda e fonte (se aplicáveis) (veja-se acima Modelos de Citação).

Privacy Statement

The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.