Madeirenses: Os Primeiros Trabalhadores Contratados no Suriname (1863-1864)
Resumo
Portugueses madeirenses foram os primeiros trabalhadores contratados a chegar ao Suriname, uma ex-colónia da Holanda que conquistou a sua independência em 1975. Está localizada na América Latina, Norte do Brasil, Oeste da Guiana Francesa, Leste da Guiana e tem costa no Oceano Atlântico no Norte. Os primeiros escravos africanos foram transportados para o Suriname para trabalhar nas plantações por volta do ano de 1650. A escravatura foi abolida em 1863, mais de 200 séculos depois, devido à redução da produção de açúcar e à diminuição da população escrava causada pela extremamente alta taxa de mortalidade.
Trabalhadores contratados foram transportados para o Suriname para trabalhar nas plantações antes da abolição da escravatura. Os primeiros trabalhadores contratados vieram da Madeira. Madeirenses que não eram trabalhadores contratados também viajaram para o Suriname. Trata-se de um total de 500 portugueses madeirenses (trabalhadores contratados e portugueses livres). O primeiro grupo de trabalhadores contratados chegou em 1853. Os últimos grupos chegaram ao Suriname entre 21 de dezembro de 1863 e 11 de novembro de 1864. Um total de 218 trabalhadores contratados portugueses.
Palavras-chave
Madeira; Trabalhadores Contratados; Período Colonial; Integração; Suriname.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Arquivo Histórico da Madeira, Nova Série
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.