O Contributo do Estudo Arqueológico para a Compreensão do Fenómeno da Modernidade e Globalização na Madeira
Resumo
O presente artigo pretende refletir sobre a globalização e construção do mundo Moderno, dos séculos XV a XIX, através do contributo da Arqueologia. No conjunto dos dados arqueológicos, obtivemos informações relevantes para conhecer, por um lado, a formação do urbanismo da cidade do Funchal, que obedece a modelos importados de outras cidades, como é o caso de Lisboa, mas também para a compreensão do quotidiano da população e as dinâmicas de relação com o exterior, sobretudo a partir da cultura material.
Neste artigo pretendemos abordar a temática da expansão, que iniciou no período moderno, a partir de um dos mais importantes espaços de contacto, a ilha da Madeira. Por outro lado, importa ainda refletir sobre o impacto da exploração e comércio do açúcar, com base na cultura material ainda em estudo em dois projetos de investigação, o Margullar e o CERIBAM – Arqueologia y Arqueometría del Expansionismo Atlántico Ibérico en el Norte de África y las Islas de la Macaronesia (Siglos XV-XVI): Cerámica, Poblamiento y Comercio.
Palavras-chave: Arqueologia Moderna; Arqueologia Urbana; Arqueologia Subaquática; Açúcar; Globalização.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Arquivo Histórico da Madeira, Nova Série

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.