Ficar Bem na Fotografia. A Visita Régia ao Funchal (1901)

Autores

  • Ana Paula Almeida

Resumo

Em junho de 1901, os monarcas portugueses – D. Carlos I e D. Amélia de Orleães – deslocaram-se ao arquipélago da Madeira, naquela que seria a única visita régia oficial a esta região. Para a ocasião, os preparativos foram muitos: as ruas enfeitaram-se com flores, as janelas e as varandas iluminaram-se, o palácio de S. Lourenço sofreu alterações, prepararam-se receções em terra e no mar…
A visita foi bem documentada por fotógrafos, profissionais e amadores, madeirenses, nacionais e estrangeiros que se deslocaram à Madeira. A aceitação da fotografia por parte dos reis, apreciadores e praticantes, facilitou na obtenção de uma boa coleção de imagens que fazem parte do espólio do Arquivo e Biblioteca da Madeira (ABM).
É nossa proposta analisar a visita régia tendo como fontes a imprensa e a fotografia, uma inovação na época e usada como documento histórico desde meados do século XX. As imagens analisadas fazem parte de uma coleção composta por inúmeras fotografias de autorias várias e que documentam diferentes momentos da visita.


Palavras-chave

Visita Régia; Funchal; Fotografia; Bilhete Postal.

Downloads

Publicado

2023-02-24

Edição

Secção

Estudos / Ensaios