Uma Trajetória Multiétnica dentro da Identidade e da Consciência. O Caso de João Fernandes Vieira

Autores

  • Samuele Avantage Junior Goury

Resumo

A história de João Fernandes Vieira foi escolhida porque parece traçar uma viagem atlântica por excelência. Uma trajetória tricontinental que etimologicamente deriva do latim traicere: “passar além” de um ponto em movimento, em relação a um sistema de referência. Portanto, acaba por ser o termo mais apropriado para nomear um caminho de vida que realmente cruzou os limites do seu tempo. Primeiramente, os significados de identidade e consciência devem ser definidos e, por isso, optou-se por um estudo epistemológico que envolvesse: Filosofia, Biologia, Neurologia, Química, Psicologia e Sociologia. Através desta pesquisa, foram selecionadas diferentes ferramentas que serão utilizadas como vetores tanto para orientar a compreensão gnoseológica como para a sua aplicação em contextos sociais.
O elemento narrativo surgiu como um dos mais importantes, capaz de moldar as interações entre consciência e identidade, além de influenciar as respostas emocionais do indivíduo, lutando dentro de um verdadeiro conflito interno.
A metodologia de análise das “fases da alma” é adequada para a avaliação da experiência, ou melhor, da trajetória da vida de João Fernandes Vieira. O método das fases da alma permite acompanhar esse dinamismo acima mencionado.
A peculiaridade do percurso traçado por João Fernandes Vieira reside nas informações disponíveis, por vezes ricas, detalhadas e ficcionadas, por vezes escassas, nulas ou claramente alteradas pelo próprio Vieira. Isso atesta um atrito entre consciência e identidade que o levou a sublimar a estratégia político-mediática de afirmação social.

Palavras-Chave

Identidade; Consciência; Memória; Formas de Dependência; Personalidade Narrativa; Mesmidade; Ipseidade; Forasteiro; João Fernandes Vieira; Multietnicidade.

Downloads

Publicado

2024-03-26

Edição

Secção

Estudos / Ensaios