Notas Históricas para o Estudo de um Itinerário da Alimentação, com Origem na Farinação dos Cereais, nos Arquipélagos dos Açores e da Madeira
Resumo
A produção de alimentos, com origem na farinação dos cereais, é uma das formas primárias de subsistência alimentar da humanidade. Como resultado desses processos, encontramos um conjunto de alimentos que são obtidos pela cozedura da massa proveniente da moagem dos cereais – a massa cozida em forma de bolo (pão), a massa cozida em forma de papas e a massa frita.
O presente texto tem como objetivo principal contribuir para a criação de um itinerário dos produtos gastronómicos, com origem nos métodos de farinação cerealífera, nos arquipélagos dos Açores e Madeira, permitindo, assim, o conhecimento sobre a origem [base] da dieta alimentar insular, nos dias de hoje, tendo como suporte o estudo e os resultados preliminares do trabalho de campo realizado, no período de 2019 a 2022, inserido no projeto de investigação da Universidade dos Açores TASTE – Taste Azores Sustainable Tourism Experiences.
Apesar da nossa investigação incidir essencialmente nas ilhas açorianas, efetuamos alguns paralelismos existentes com o arquipélago da Madeira, esperando assim contri-buir para uma história da alimentação insular e atlântica que urge construir.
Palavras-chave: Alimentação; Cereais; Farinação; Itinerário; Património; Tradição.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Arquivo Histórico da Madeira, Nova Série
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.