Património Fotográfico: Entre o Arquivo e o Museu – Um Caso de Ação e de Estudo, o Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s
Resumo
A especificidade do património fotográfico apresenta complexos desafios à sua salvaguarda física e documental. Ao contrário de muitos outros países, a história e a salvaguarda patrimonial fotográfica só se iniciou em Portugal na década de 70 do século XX. Neste contexto, não tem sido elaborada uma reflexão vasta e concertada sobre a dualidade que assiste aos acervos fotográficos, que é a da sua natureza arquivística e museológica, e de que forma se podem conciliar e tornar eficazes estes dois âmbitos de preservação, estudo e divulgação. A recente requalificação museológica do Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s é um projeto que permite refletir sobre esta dupla natureza dos acervos fotográficos, e a partir do qual podem ser elaboradas diretrizes e orientações programáticas para uma política nacional de preservação do património fotográfico, bem como para a sua valorização em contexto nacional e internacional.
Palavras-chave
Portugal; Madeira; Fotografia; Património; Museus; Arquivos; Política Cultural.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Arquivo Histórico da Madeira, Nova Série
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.