O Município do Funchal na Ditadura Militar e no Estado Novo (1926-1974)

Autores

  • Emanuel Janes

Resumo

O presente estudo tem por base a acção das várias comissões administrativas da Câmara Municipal do Funchal durante a Ditadura Militar e o Estado Novo, entre o golpe militar de 28 de Maio de 1926 e a revolução de 25 de Abril de 1974.
Durante o primeiro período, a Câmara Municipal do Funchal vivia numa situação instável, a nível económico e político, resquícios ainda da política republicana, em que as facções se digladiavam constantemente, causando prejuízos graves à autarquia.
As polémicas mantidas durante os mandatos dos últimos dois presidentes das comissões administrativas, Gastão de Deus Figueira e Luís da Rocha Machado, fizeram emperrar o desenvolvimento da cidade.
Fernão de Ornelas, que substituiu este último, fez de um burgo quase rural, com características medievais, uma cidade moderna. Mesmo com os contratempos da época, já que se vivia num período de grande recessão económica (reflexos da queda da Bolsa de Nova Iorque, de 1929, e consequentes falências bancárias), de graves perturbações políticas (Guerra Civil de Espanha e Segunda Guerra Mundial), conseguiu erguer uma cidade nova, sem descaracterizar a antiga, dando forma a velhas aspirações dos funchalenses, numa obra que ainda hoje perdura no imaginário da cidade e que merece ser relevada como uma marca indelével da sua acção.
Os seus sucessores, Óscar Gonçalves, a quem se ficou a dever a resolução do problema do fornecimento da luz eléctrica à cidade, procedendo à municipalização deste serviço, João Valente, António Sardinha, a quem se deveu o equilíbrio das contas da Câmara, e Fernando Couto, a quem se deveu o mérito de concretizar o 1.º Plano Director para a cidade do Funchal, seguiram as ideias de Fernão de Ornelas Gonçalves. António de Agrela Loja esteve na presidência da Câmara por muito pouco tempo, devido ao golpe militar de 25 de Abril de 1974.


Palavras-chave

Ditadura Militar; Estado Novo; Comissão Administrativa; Câmara Municipal do Funchal.

Downloads

Publicado

2021-07-01

Edição

Secção

Estudos / Ensaios