Intervenções e Limpezas Documentadas no Retábulo e no Cadeiral da Sé do Funchal (Séculos XVI a XX)

Autores

  • Rita Rodrigues
  • Isabel Santa Clara

Resumo

O património artístico e religioso da Sé do Funchal, como é habitual, esteve sujeito a diversos factores de deterioração, desde as adversidades climáticas, às consequências do uso sistemático da cera queimada e a algumas faltas ou excessos de zelo na sua limpeza e conservação. Apesar das grandes perdas de arte quinhentista e das primeiras décadas de Seiscentos, de que há menção na vasta documentação consultada, subsiste, ainda, um significativo espólio artístico, observável in situ: o retábulo-mor, o cadeiral, as pinturas de Michiel Cocxie no altar do Senhor Jesus e no altar de Santo António, as pinturas do tecto, a imaginária, etc. Outra parte das obras remanescentes está hoje exposta no Museu de Arte Sacra do Funchal, casos das pinturas flamengas sobre tábua de Nossa Senhora do Amparo e da Ascensão de Fernão Gomes, do século XVI; da talha Última Ceia e Camarim, do século XVII; ou de peças de ourivesaria dos séculos XVI a XIX.
Este artigo centra-se no rastreio das campanhas de obras e intervenções documentadas no retábulo e no cadeiral do altar-mor da catedral, bem como nas referências a obras de beneficiação, a mobilidade de peças e aos pintores e douradores que intervencionaram estas peças.
Para além da bibliografia existente, foi consultada documentação do Cabido da Sé depositada no Arquivo Nacional Torre do Tombo, material disperso no Arquivo Histórico da Diocese do Funchal e parte do arquivo da catedral divulgada pelo padre Pita Ferreira. Os dados recolhidos foram coligidos no intuito de apoiar os trabalhos de conservação e restauro levados a efeito entre 2011 e 2014 pelas equipas do Laboratório de Conservação e Restauro José de Figueiredo e do Departamento de Conservação e Restauro do Instituto dos Museus e da Conservação, em colaboração com o Laboratório HERCULES da Universidade de Évora, e também de facilitar futuras investigações sobre o tema.


Palavras-chave

Sé do Funchal; Retábulo; Cadeiral; Pintura; Talha; Campanhas de Obras; Intervenções.

Downloads

Publicado

2020-10-06

Edição

Secção

Estudos / Ensaios