No Primeiro Centenário do Nascimento de Joel Serrão: Uma Resenha Bibliográfica
Resumo
Joel Serrão, historiador e ensaísta, nascido na ilha da Madeira, muito contribuiu para a renovação da historiografia portuguesa. Tratou de novas temáticas, procurando a objectividade, e serviu-se de fontes diversas, por vezes pouco utilizadas. Influenciado pela historiografia francesa, em especial a École des Annales, gizou novas questões e hipóteses, repensou velhos problemas e empenhou-se na compreensão da sociedade contemporânea e do seu destino, com firme esteio na História. António Sérgio e Vieira de Almeida foram seus guias ao longo da vida. Pela Geração de 70 nutria particular afeição.
Em sua homenagem e com gratidão pela generosa afabilidade com que sempre nos tratou, elaborámos uma sua bibliografia, não completa, por certo, mas na certeza, porém, de corresponder a uma primeira tentativa de apresentação global da sua obra, diversificada no tempo e nas áreas disciplinares da sua eleição, ou seja, a Filosofia, a História e a Literatura.
Palavras-chave
Joel Serrão; Historiografia Portuguesa; Bibliografia.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Arquivo Histórico da Madeira, Nova Série
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.