O Sistema Vincular da Madeira nas Reflexões de António Correia Herédia: Para uma Análise das Questões Sócio-Económicas em torno da Abolição dos “Morgadios”

Autores

  • Ana Madalena Trigo de Sousa

Resumo

Em 1849, António Correia Herédia publicava as Breves reflexões sobre a abolição dos morgados na Madeira. No ano seguinte, editou um novo texto, As contradições vinculares pelo A. das breves reflexões sobre a abolição dos morgados da Madeira, onde, em virtude da controvérsia suscitada, justificou e reiterou as ideias anteriormente expostas. São dois ensaios ricos de conteúdo e que nos permitem uma leitura e análise sobre o sistema vincular madeirense, nas suas vertentes económica e social.
Este ensaio pretende analisar as principais questões levantadas por António Correia Herédia, perceber os fundamentos das suas propostas e percecionar qual o contributo das suas ideias no projeto de abolição dos vínculos apresentado pelo barão de São Pedro e, uns anos mais tarde, no debate que antecedeu a promulgação da lei de 19 de Maio de 1863 que decretou a abolição de todos os vínculos.


Palavras-chave

António Correia Herédia; Vínculos; Abolição; Debate.

Downloads

Publicado

2020-10-06

Edição

Secção

Estudos / Ensaios