Tratamento Arquivístico dos Autos de Contas de Administração de Capelas da Madeira: Contributo de uma Análise Granular para o Estudo do Fenómeno Vincular
Resumo
O presente artigo pretende retratar o arquivo do Juízo dos Resíduos e Provedoria das Capelas da Madeira (JRC), entidade com competências em matéria de legados pios e cuja atividade gerou um considerável acervo com mais de 11 000 documentos, imprescindíveis para o entendimento do fenómeno vincular, que condicionou a realidade económica e social insular dos séculos XV a XIX. Informa sobre o seu percurso custodial e arquivístico, sobre o seu âmbito e conteúdo e respetivo sistema de organização, sobre as condições de conservação e acesso. Destaca a importante série de autos de contas de administração de capelas e as opções de tratamento arquivístico tomadas, no sentido de favorecer o entendimento da instituição “capela”, de evidenciar as suas caraterísticas e de facilitar o acesso a esta documentação, num intencional auxílio à investigação histórica.
Palavras-chave
Madeira; Vínculos (Morgados, Capelas); Séculos XV-XIX; Arquivos.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Arquivo Histórico da Madeira, Nova Série
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.