Recrutamento de Madeirenses para o Colonato do Limpopo (Moçambique) entre 1960 e 1962
Resumo
Este artigo lança luz sobre o recrutamento de colonos madeirenses para o colonato do Limpopo, em Moçambique, entre 1960 e 1962.
A metodologia empregue envolveu a análise de documentos oficiais do Arquivo e Biblioteca da Madeira, imprensa regional, fotografias do Arquivo Nacional da Torre do Tombo e do Arquivo Histórico Ultramarino e bibliografia especializada.
Os resultados revelam que um significativo número de 580 indivíduos, distribuídos por 82 famílias, foram selecionados para a colonização do vale do Limpopo, no espaço de apenas três anos. O concelho de Santana foi o que mais contribuiu com colonos.
Este estudo conclui que a Madeira desempenhou um papel relevante na história do povoamento português na região do Limpopo, Moçambique, contribuindo significativamente para o projeto de colonização e deixando uma herança cultural duradoura, que continua a influenciar a vida e a economia locais.
Com este trabalho adicionamos um contributo à compreensão da história da Madeira e do período colonial português.
Palavras-chave
Colonização; Colonato do Limpopo; Colonos Madeirenses.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Arquivo Histórico da Madeira, Nova Série
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.