Escrita de Si: História e Memória nas Narrativas de Vida. Anna Martins Gouveia entre a Madeira e o Hawaii (Século XX)
Resumo
longo do século XIX, a Ilha da Madeira encontrava-se em sérias dificuldades económicas e sociais. A emigração foi para muitos uma forma de recomeçar e, assim, fugir do desastre económico. Ao mesmo tempo que o Hawaii exigia tanto trabalhadores como colonos, os madeirenses seguiram o seu sonho de uma vida melhor naquilo a que chamaram de “Terra Nova” e, rapidamente, tornaram-se num dos maiores grupos de imigrantes no Hawaii.
Através da narrativa de vida de Anna Martins Gouveia podemos reconstruir, em grande parte, pormenores da História da emigração madeirense para o Hawaii, bem como da vida dos portugueses nas plantações e, posteriormente, nas cidades. A partir das suas memórias, é possível observar costumes e tradições que passaram a fazer parte do mosaico multiétnico e cultural havaiano.
Este ensaio pretende analisar a “narrativa de vida” à luz da reconstrução da História, optando pela interdisciplinaridade e abrindo, assim, um espaço de debate entre as várias áreas do conhecimento, não assumindo verdades demasiado estabelecidas, mas questionando e analisando fragmentos dispersos de forma a reconstruir uma História humana.
Palavras-chave
Escrita de Si; História; Memória; Narrativas de Vida; Madeira; Hawaii; Emigração.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Arquivo Histórico da Madeira, Nova Série
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.